Добавил:
Upload Опубликованный материал нарушает ваши авторские права? Сообщите нам.
Вуз: Предмет: Файл:
Trabalho Final Osteoporose.doc
Скачиваний:
5
Добавлен:
23.08.2019
Размер:
126.46 Кб
Скачать

3.2 Sujeitos/Amostra

A Amostra será entre 30 a 40 elementos, todas do sexo feminino,com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos, frequentadoras do ginásio “Sinta-se Bem”.

Esta será subdividida em dois grupos de trabalho, um que trabalha com plano de treino geral e outro com presença de Personal Trainer.

O critério de inclusão é apresentarem como níveis de DMO, um T score de -2,5 ou acima deste valor, isto é 2,5 ou mais, desvios padrão abaixo da media para adultos jovens normais, sem presença ou existência de fracturas ósseas.

3.3 Instrumentos/Medidas

A nível operacional, antes de se realizar a recolha dos dados, foi aplicado um termo de consentimento informando a cada elemento da amostra em que moldes se realizará o estudo.

De seguida, os participantes serão encaminhados para uma sala com um ambiente calmo, para deste modo evitar a interferência de variáveis externas, tais como a ansiedade, entre outras. Neste processo será aplicado um questionário de avaliação de risco da osteoporose.

De seguida, após análise dos questionários, passarão á fase seguinte, qualquer elemento que apresente um, ou mais factores de risco nas perguntas colocadas nesse mesmo questionário.

A partir desta fase os instrumentos utilizados para cada variável de estudo serão:

3.3.1 Densidade Mineral Óssea

Será realizada através de uma absorciometria de raios X de dupla energia (DEXA).

Este método permite além da estimativa de mineral ósseo, avaliação da quantidade de gordura e de massa de tecidos magros

durante a avaliação o indivíduo está na posição deitada, em decúbito dorsal,. olhar para o tecto sendo que todo o corpo, incluindo os pés não deveriam ultrapassar os limites de digitalização. Os membros superiores deveriam estar situados ao lado do corpo com as palmas das mãos para baixo

Será realizado somente um scan por participante, um ao fémur proximal esquerdo para quantificação da DMO do colo do fémur

3.3.2 Equilíbrio dinâmico

Será utilizado um dos itens que compõem a bateria de testes de Rikli and Jones (“Sénior Fitness Test”), consistindo este teste em o indivíduo, levantar, caminhar 2,44m e voltar a sentar. teste de caromano?

3.3.3 força dos extensores e flexores do joelho/Tornozelos

A força máxima dos músculos extensores e flexores do joelho será avaliada no membro dominante e não dominante através de um dinamómetro isocinético (Biodex System 2, USA). Duas velocidades angulares, 60º/seg. (1.05 rad.seg. 1) e 180º/seg (3.14 rad.seg.-1) foram utilizadas, antes e seis meses após o programa de treino, com o sujeito posicionado de acordo com as instruções definidas para este equipamento pela Biodex Medical System.

Antes da realização do teste máximo, os sujeitos realizam um aquecimento

Estandardizado numa bicicleta ergométrica durante 5 minutos, a 60 rpm, utilizando, para tal, uma carga correspondente a 2% do peso corporal. Para além disso, antes do teste máximo, os sujeitos tiveram um prévio período de familiarização com o dinamómetro através de teste submáximo, que incluiu 10 repetições submáximas de extensão/ flexão do joelho a 180º/seg. e 5 repetições a 60º/seg.

3.3.4 Ansiedade/Depressão

O nível de depressão e ansiedade será feito através do inventário de Beck para ansiedade(BAI) e depressão(BDI) Esse inventário foi proposto por Beck para medir-se de uma forma objetiva as manifestações comportamentais da ansiedade ou depressão.

O inventário utilizado compreende 21 categorias de sintomas e atividades, com 4 alternativas cada um, em ordem crescente do nível de depressão ou ansiedade. O indivíduo deveria escolher a que lhe parecesse mais apropriada

O inventário é auto-aplicável. A soma dos “scores” identifica o nível de ansiedade ou depressão. Este pode ser mínimo, leve, moderado ou grave.

Percepção Individual de Saúde

Será aplicado a escala sf-36 sendo este um questionário genérico, com conceitos não específicos para uma determinada idade,doença ou grupo de tratamento e que permite comparações entre diferentes patologias e entre diferentes tratamentos. Considera a percepção dos indivíduos quanto ao seu próprio estado desaúde e contempla os aspectos mais representativos da saúde.

É um questionário multidimensional formado por 36 itens, englobados em 8 escalas ou componentes: capacidade funcional (10 itens), aspectos físicos (4 itens), dor (2 itens), estado geral de saúde (5 itens), vitalidade (4 itens), aspectos sociais (2 itens), aspectos emocionais (3 itens), saúde mental (5 itens) e mais uma questão de avaliação comparativa entre as condições de saúde atual e de um ano atrás. Avalia tanto aspectos negativos de saúde (doença ou enfermidade), como aspectos positivos (bem-estar). Os dados são avaliados a partir da transformação das respostas em escores escala de 0 a 100, de cada componente, não havendo um único valor que resuma toda a avaliação, resultando em um estado geral de saúde melhor ou pior.

3.3.5 Ingestão Nutricional

O método para avaliar o consumo alimentar será feito através de registos alimentares (RA)

Os RA são vantajosos relativamente aos instrumentos que avaliam o consumo de alimentos retrospectivamente, uma vez que excluem possíveis erros de memória. OS RA requerem uma descrição detalhada dos alimentos consumidos e das suas porções, a qual é registada num documento especialmente desenvolvido para o efeito

Pela sua relevância na saúde óssea foram estimados os valores de ingestão de energia, gorduras, proteínas, hidratos de carbono, açucares, fibras, álcool, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina D, vitamina K, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco.

3.3.7 Tratamento estatístico

A nível estatístico o tratamento de dados, será realizado com recurso ao programa estatístico SPSS 18.0.A análise dos dados será com base nas comparações estabelecidas inter-grupos. Recorrendo-se ao teste Independent Samples T-Test, One-Way ANOVA e aos testes de comparações múltiplas Bonferroni, Turkey e Scheffe. O nível de significância considerado foi sempre fixado em p0,05.

Bateria de testes de avaliação da condição fisica

A aptidão cardiorespiratória será avaliada em cicloergometro, inicio do teste com 5-20 watts,2-3 patamares de 3 minutos com incrementos de 25-50 wats. Estimativa de vo2 max por regressão.

força3-10 reps

flexibilidade sit and reach

Intrumentaçao

Ao nível do Treino aeróbio será feito em Bicicletas (normal e inclinadas), Passadeiras, simulador de Remo e elíptica. No treino de força serao utilizadas as máquinas de Leg Curl, Leg Press, Leg Extension, Chest Press, Rotary Lat, Vertical Traction, Pulldown, Hip Adductor e Hip Abductor.

Соседние файлы в предмете [НЕСОРТИРОВАННОЕ]